IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Principais pontos do acordo EUA-México-Canadá

01/10/2018 13h56

Washington, 1 Out 2018 (AFP) - Confira abaixo alguns dos principais pontos do Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês), que substituirá o Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta):

- O pacto se chamará Acordo Estados Unidos-México-Canadá em vez de Nafta, como vigorava desde 1994.

- Ottawa abrirá mais seu protegido mercado de laticínios aos Estados Unidos. A tarifa canadense de importação a muitos desses produtos atualmente é de até 275%.

- Em contrapartida, o mecanismo de solução de controvérsias entre os sócios, previsto no Nafta e que permite formar comissões para resolver disputas comerciais, vai-se manter intacto, apesar de objeções anteriores dos Estados Unidos.

- Os Estados Unidos tentaram aumentar o conteúdo doméstico dos carros comercializados livres de impostos entre os signatários. O novo texto estabelece normas para fomentar a utilização de componentes americanos nos veículos. Cerca de 2,6 milhões dos carros montados no Canadá são isentos de tarifas americanas.

- Um novo capítulo aponta para a promoção de "níveis elevados de proteção ambiental".

- O comércio digital é incorporado pela primeira vez.

- O acordo será aplicado durante 16 anos, mas será revisado a cada seis.

- Não inclui tarifas ao aço e ao alumínio impostas por Washington ao Canadá, ao México e a outros parceiros comerciais. Autoridades americanas afirmam que elas estão sendo discutidas separadamente.