IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Canadá registra seu primeiro superávit comercial em dois anos

05/10/2018 17h15

Ottawa, 5 Out 2018 (AFP) - O Canadá registrou seu primeiro superávit comercial em quase dois anos em agosto, superando as expectativas dos economistas, informou a agência de estatísticas oficial nesta sexta-feira (5).

A margem 407 milhões de dólares, após um déficit de cerca de 146 milhões de dólares em julho, é explicada pelo fato de a queda das importações ter superado a das exportações.

Segundo a Statistics Canada, as exportações recuaram 1,1% em agosto, a cerca de 39,05 bilhões de dólares, principalmente por uma redução nas vendas de carros e caminhões para os Estados Unidos.

A agência também registrou exportações menores de ouro e petróleo para o Reino Unido, enquanto as de cobre aumentaram - sobretudo para Japão, Coreia do Sul e Índia.

Enquanto isso, as importações caíram 2,5%, a 38,66 bilhões em agosto. Aviões e outros equipamentos de transporte recuaram pelo terceiro mês seguido, após um recorde em maio.

O comércio com os Estados Unidos caiu durante o mês, mas o Canadá manteve seu superávit comercial com o país vizinho "essencialmente inalterado" em julho e agosto, em cerca de 4,098 bilhões de dólares, a maior margem em uma década.

As exportações de aço para os Estados Unidos aumentaram pelo segundo mês consecutivo, depois que as tarifas de 25% sobre o aço entraram em vigor, mas as exportações de alumínio, sujeitas a uma tarifa de 10%, caíram pelo terceiro mês consecutivo.