ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Unilever desiste de transferir sede de Londres para Roterdã

05/10/2018 06h22

Londres, 5 Out 2018 (AFP) - O grupo anglo-holandês Unilever anunciou nesta sexta-feira que desistiu do projeto de deslocar a sede social de Londres para Roterdã, na Holanda, pressionado por seus acionistas.

"O Conselho de Administração da Unilever decidiu retirar a proposta de simplificar a estrutura jurídica com duas sedes", explica o grupo em um comunicado.

A multinacional tem há quase uma década presença jurídica na Grã-Bretanha e na Holanda.

Em março, a empresa apresentou um projeto para reagrupar sua sede em apenas uma entidade jurídica em Roterdã, onde planejava pagar os impostos, o que deveria valorizar a empresa para os acionistas.

A Unilever afirmou que a mudança não provocaria consequências em termos de empregos e planejava seguir com as cotações nas Bolsas de Londres, Amsterdã e Nova York.

O grupo não fez referência ao Brexit, previsto para março de 2019, para justificar sua decisão, mas na época o anúncio teve um grande simbolismo.

O governo britânico faz o possível para defender o país na área econômica, enquanto muitos analistas temem turbulências pela falta de acordo de saída da União Europeia.

A mudança de opinião da Unilever foi motivada sobretudo pelo fato de que vários acionistas de peso planejavam votar contra o projeto na próxima assembleia geral. Eles temiam o impacto financeiro de uma possível saída do título da empresa do índice FTSE-100 da Bolsa de Londres.

"Reconhecemos que a proposta não obteve apoio suficiente de um grupo importante de acionistas e consideramos que é apropriado retirá-la", destaca a Unilever em um comunicado.

jbo/pau/smt/pa/es/fp

UNILEVER PLC

Mais Economia