Justiça alemã suspeita que Audi falsificou números de série na Coreia
Berlim, 8 Out 2018 (AFP) - A justiça alemã suspeita que a Audi, filial da Volkswagen, falsifica há vários anos os números de série de seus carros que não se adequam às normas ambientais para exportá-los à Coreia do Sul, informa a imprensa da Alemanha.
"Falsificando o processo de identificação dos carros, a Audi distribuiu na Coreia do Sul veículos que, de outra maneira, nunca poderiam receber autorização de uso", afirma o jornal Süddeutsche Zeitung, que teve acesso a documentos da investigação da Promotoria de Munique no caso dieselgate.
Nas fábricas de Ingolstadt e de Neckarsulm, na Alemanha, os funcionários da Audi reescreviam números de série falsos nos chassis dos carros fora dos parâmetros de emissões poluentes exigidos pela Coreia do Sul para poder exportá-los, explica o jornal.
A falsificação teria começado em 2013 e a direção da Audi estava a par, inclusive o ex-presidente da filial, Rupert Stadler, que está em prisão provisória desde junho por seu papel no dieselgate.
O escândalo do dieselgate explodiu em setembro de 2015 na Volkswagen, matriz da Audi e Porsche.
A maior montadora do planeta é acusada de ter equipado 11 milhões de carros a diesel com um software para falsificar os resultados dos controles de poluição.
dar/jpl/jul/pa/es/fp
VOLKSWAGEN
"Falsificando o processo de identificação dos carros, a Audi distribuiu na Coreia do Sul veículos que, de outra maneira, nunca poderiam receber autorização de uso", afirma o jornal Süddeutsche Zeitung, que teve acesso a documentos da investigação da Promotoria de Munique no caso dieselgate.
Nas fábricas de Ingolstadt e de Neckarsulm, na Alemanha, os funcionários da Audi reescreviam números de série falsos nos chassis dos carros fora dos parâmetros de emissões poluentes exigidos pela Coreia do Sul para poder exportá-los, explica o jornal.
A falsificação teria começado em 2013 e a direção da Audi estava a par, inclusive o ex-presidente da filial, Rupert Stadler, que está em prisão provisória desde junho por seu papel no dieselgate.
O escândalo do dieselgate explodiu em setembro de 2015 na Volkswagen, matriz da Audi e Porsche.
A maior montadora do planeta é acusada de ter equipado 11 milhões de carros a diesel com um software para falsificar os resultados dos controles de poluição.
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