ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Londres aponta 'grandes problemas' a serem resolvidos sobre Brexit

08/10/2018 10h47

Londres, 8 Out 2018 (AFP) - O governo britânico advertiu nesta segunda-feira que ainda há "grandes problemas" a serem resolvidos nas negociações com Bruxelas sobre a saída do país da União Europeia (UE), marcada para 29 de março.

"Sempre dissemos que estávamos trabalhando duro para conseguir um acordo neste outono (boreal), e isso continua", disse um porta-voz da primeira-ministra Theresa May.

"Ainda há grandes problemas a serem resolvidos e, como afirmou a primeira-ministra, isso exigirá movimentos por parte da UE", acrescentou.

Esta semana acontecem em Bruxelas discussões técnicas na presença dos representantes de ambos os lados, mas o ministro britânico encarregado do Brexit, Dominic Raab, não tem planos de comparecer.

"Há uma diferença entre ouvir as pessoas falarem de maneira otimista sobre um acordo e a conclusão efetiva de um acordo que inclui tanto a saída quanto a estrutura futura" das relações entre o Reino Unido e a UE, acrescentou.

O ministro das Relações Exteriores irlandês, Simon Coveney, disse no domingo que o texto do acordo de saída estava "90% fechado", embora o problema da fronteira com a Irlanda continue sendo um grande obstáculo.

O acordo final sobre o Brexit deve incluir o pacto de saída do Reino Unido e uma declaração política sobre a futura parceria econômica e em termos de segurança. Também deverá incluir os direitos dos cidadãos europeus e o pagamento da fatura de saída.

Londres e Bruxelas concordaram em manter a fronteira aberta entre a província britânica da Irlanda do Norte e a República da Irlanda - um país membro da UE - mas não entraram em acordo em como proceder.

Londres se opõe a manter, como proposto por Bruxelas, as regras da UE na Irlanda do Norte, mas ainda não apresentou nenhuma alternativa, mas prometeu que o fará "em breve".

Os líderes europeus exigem que May faça progressos concretos em direção a um acordo antes da cúpula de 18 e 19 de outubro em Bruxelas.

bur-acc/age/mr/cc

Londres, 8 Out 2018 (AFP) - O governo britânico advertiu nesta segunda-feira que ainda há \"grandes problemas\" a serem resolvidos nas negociações com Bruxelas sobre a saída do país da União Europ","image":"","date":"08/10/2018 11h53","kicker":"AFP"}}' cp-area='{"xs-sm":"49.88px","md-lg":"33.88px"}' config-name="economia/economia">

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia