IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Comcast se torna maior acionista da emissora de TV Sky

09/10/2018 21h06

Nova York, 10 Out 2018 (AFP) - A Comcast, gigante americana da TV a cabo, anunciou nesta terça-feira (9) que se converteu no principal sócio da emissora europeia Sky, após comprar 39% das ações da 21st Century Fox.

A operação fechou uma longa e disputada batalha pelo controle da Sky, na qual a Comcast superou a 21st Century Fox do magnata da comunicação Rupert Murdoch.

As ações da Comcast subiram 0,7%, a 35,44 dólares, excluindo os prejuízos sofridos em Wall Street desde que chegou a um acordo 22 de setembro. Vários analistas criticaram a Comcast por considerar que pagou demais.

Os dois gigantes do entretenimento queriam se tornar controladores da Sky para enfrentar melhor a concorrência de plataformas digitais como Netflix e Amazon.

"Hoje temos o prazer de sermos acionistas majoritários da Sky", disse o CEO da Comcast, Brian Roberts, em comunicado aos mercados de Nova York e Londres.

Ao assumir a Sky, a Comcast incorpora direitos de transmissão dos jogos de futebol da Premier League na Inglaterra.

No mês passado, a Comcast fez uma oferta de sucesso de 30,6 bilhões de libras (cerca de 40 bilhões de dólares) pela Sky, que tem quase 23 milhões de assinantes em toda a Europa.

A maior oferta da Fox foi de 27,6 bilhões de libras.

A Sky sairá da lista de empresas na Bolsa de Valores de Londres em 7 de novembro.

A Comcast também procurou a Sky para colocar os pés na Europa e cortar sua dependência absoluta do mercado americano, onde os espectadores estão cada vez mais recorrendo a transmissões por streaming.

A Sky planeja oferecer todo o seu conteúdo na web, o que significa que, eventualmente, seus assinantes não precisarão mais das antenas por satélite.