ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

França vai criar imposto para gigantes digitais mesmo sem acordo europeu

06/12/2018 12h57

Paris, 6 dez 2018 (AFP) - A França vai introduzir um imposto nacional às gigantes digitais a partir de 2019 se as negociações europeias sobre o tema não forem concluídas, afirmou nesta quinta-feira o ministro de Finanças francês, Bruno Le Maire.

"Não alcançamos ontem um acordo com o vice-chanceler alemão sobre este tema e me deu até o mês de março para que se chegue a um imposto aos gigantes do setor digital", afirmou o ministro à emissora pública France 2.

Caso as negociações a nível europeu fracassem, "faremos a nível nacional", disse Le Maire.

"Vamos efetivar impostos a partir de 2019 a nível nacional aos gigantes digitais se os Estados europeus não assumires suas responsabilidades", explicou.

Os países europeus negociam desde março passado uma diretriz apresentada pela Comissão europeia que prevê a implementação de um tarifa sobre o volume de negócios dos GAFA (acrônimo de Google, Amazon, Facebook e Apple), enquanto é debatida em escala global uma solução para taxar essas companhias gigantes.

A França esperava que a normativa fosse aprovada até 31 de dezembro, mas vários países, como Irlanda e Dinamarca, se opuseram. A Alemanha, que teme medidas de represália dos Estados Unidos contra sua indústria automotiva, demonstra relutância.

Horas mais tarde, em um fórum econômico entre França e Romênia, o ministro reiterou a possibilidade de uma decisão unilateral francesa caso a Europa "não assuma suas responsabilidades".

"O que mais falta na política na Europa é coragem", denunciou Le Maire.

Mais Economia