Reforma da Previdência é 'maior desafio' do país, diz Paulo Guedes
Brasília, 2 Jan 2019 (AFP) - O ministro da Economia Paulo Guedes, designado pelo presidente Jair Bolsonaro, afirmou nesta quarta-feira (2) que a reforma da Previdência é "o maior desafio" do Brasil e indicou a possibilidade de executá-la rapidamente.
"A reforma da previdência é primeiro e maior desafio a ser enfrentado. Se for bem enfrentado, temos 10 anos de crescimento sustentável à frente", afirmou Guedes ao assumir o cargo.
O Brasil "foi corrompido pelo excesso de gastos", segundo Guedes, formado pela Escola de Chicago - berço do neoliberalismo.
A reforma da Previdência "é a chave para a correção desse problema", insistiu.
Guedes alertou que caso a polêmica reforma não avance, a carga do regime de aposentadoria e pensões continuará a crescer e vai se chocar com o teto de gastos adotado pelo governo do ex-presidente Michel Temer.
Ratificando o programa eleitoral de Bolsonaro, Guedes enumerou suas prioridades: "abrir a economia, simplificar impostos, privatizar, decentralizar os recursos e focar também na questão social".
Os mercados celebraram com forte alta a chegada de Bolsonaro ao poder. A Bovespa chegou a subir mais de 4% durante a sessão, antes de perder terreno e alcançar 3,65% pouco antes do fechamento.
O real ganhou força frente ao dólar, que custava R$ 3,811 no fim da tarde, contra R$ 3,877 na segunda-feira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.