Wall Street fecha em baixa e Apple cai 10%
Nova York, 3 Jan 2019 (AFP) - Wall Street voltou a despencar nesta quinta-feira, após a Apple reduzir suas previsões de vendas e recuar quase 10%, enquanto os Estados Unidos demonstraram uma inesperada fraqueza de seu setor industrial.
O índice industrial Dow Jones caiu 2,83%, a 22.686,22 pontos, o tecnológico Nasdaq recuou 3,04%, a 6.463,50, e o S&P 500 cedeu 2,48%, a 2.447,89.
As ações da Apple tiveram sua pior sessão desde 2013 caindo 10%, a 142,19 dólares, e a empresa reduziu em 75 bilhões de dólares seu valor de mercado.
O CEO da Apple, Tim Cook, disse na quarta que as vendas de iPhone tinha sido reduzidas pela "desaceleração econômica, especialmente na Grande China" - que engloba China e Taiwan.
Somou-se a isso um relatório desta quinta do instituto IMS que revelou que a atividade industrial dos de Estados Unidos foi a mais baixa em dois anos.
Esses fatores "aumentaram a ansiedade das pessoas", disse Nate Thooft, da Manulife Asset Management.
Vários analistas se perguntaram se a situação da Apple é reflexo de tendências econômicas ou de problemas específicos da empresa.
O conselheiro econômico da Casa Branca Kevin Hassett disse à CNN que a Apple não está sozinha. "Diversas empresas dos Estados Unidos" expostas ao mercado chinês provavelmente reduzirão suas receitas até Washington e Pequim superarem suas diferenças comerciais.
No mercado da dívida, o rendimento dos títulos do Tesouro americano a 10 anos caía a 2,562%, contra 2,620% de quarta-feira, e o dos bônus a 30 anos recuava a 2,914%, ante 2,952%.
jmb/dg/gm/ll
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.