Itália multa fabricantes de carros e bancos por cartel financeiro
Milão, 9 Jan 2019 (AFP) - Autoridades de regulação da concorrência na Itália anunciaram, nesta quarta-feira (9), uma multa de 678 milhões de euros a vinte fabricantes de automóveis e bancos, entre eles Renault, Fiat Chrysler e Toyota, por formar um cartel em produtos para financiar a venda de veículos.
A investigação da Antitrust, agência italiana de concorrência, começou após uma queixa apresentada pela Daimler e pela Mercedes Benz Financial Services Italia.
Os investigadores descobriram "uma aliança única, complexa e contínua que tinha por objetivo trocar informações sensíveis relativas às quantidades e aos preços, atuais e futuros", entre 2003 e 2017, explicou a Antitrust em comunicado.
A lista de entidades multadas num total de 678 milhões de euros inclui o Banque PSA Italia, o Banque PSA Finance, o Santander Consumer Bank, o BMW Bank, a BMW, o FCA Bank, a FCA Italy, a CA Consumer Finance, o FCE Bank, a Ford Motor Company, a General Motor Financial Italia, a General Motors Company, o RCI Banque, a Renault, a Toyota Financial Services, a Toyota Motor Corporation, o Volkswagen Bank, a Volkswagen e as empresas financeiras Assofin e Assilea.
De acordo com a Antitrust, as empresas criaram uma aliança que alterou a concorrência usando créditos que os bancos ofereciam às fabricantes de automóveis.
Já Daimler e Mercedes Benz Financial Services não foram multadas por terem denunciado os fatos.
cco/evs/pc/mb/ll
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.