EUA dá prazo para entidades negociarem com petroleira venezuelana
Washington, 1 Fev 2019 (AFP) - O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos explicou nesta sexta-feira (1) detalhes das sanções impostas nesta semana à Venezuela, especificando que as entidades estrangeiras que negociam com a petrolífera PDVSA devem parar de usar o sistema financeiro americano antes de 28 de abril.
"As transações para comprar petróleo ou produtos derivados da PDVSA ou de qualquer entidade pertencente à PDVSA direta ou indiretamente (...) envolvendo pessoas americanas ou qualquer outro ligação devem terminar em 28 de abril", disse o Tesouro em um documento para responder as questões levantadas pelas sanções.
Washington anunciou na segunda-feira o bloqueio de 7 bilhões de dólares em ativos da PDVSA, no contexto da pressão exercida pelos Estados Unidos contra o governo de Nicolás Maduro.
Os Estados Unidos reconhecem o líder da oposição Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela e considera que Maduro deve deixar o poder e abrir caminho para eleições "livres e justas".
As sanções também estabelecem que a Citgo - uma subsidiária da PDVSA nos Estados Unidos - pode operar depositando seus lucros em uma conta bloqueada. Washington também congelou contas e ativos venezuelanos nos Estados Unidos, que entregou a Guaidó.
A Venezuela está em uma crise econômica severa, com escassez de alimentos básicos e medicamentos e uma inflação que o FMI projeta em 10.000.000% até 2019.
an/yow/ll
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.