Trump repete apelo para Fed reduzir taxa de juros
Washington, 5 Abr 2019 (AFP) - O presidente Donald Trump celebrou, nesta sexta-feira, a forte criação de empregos nos EUA e reforçou seu apelo para o banco central americano reduzir sua taxa básica de juros.
"Pessoalmente, eu acho que o Fed deveria diminuir os juros, eu acho que eles realmente nos desaceleraram", afirmou à imprensa. "Não há inflação".
A criação de empregos nos Estados Unidos registrou uma forte recuperação em março, alcançando 196 mil novos postos, anunciou o Departamento do Trabalho.
Trump não é o único a criticar o Federal Reserve (Fed), que elevou suas taxa de juros em 0,25 ponto em dezembro - apesar de sinais de que a economia estava se desacelerando.
Desde então, os integrantes do comitê de política monetária reduziram suas previsões para 2019 para zero aumentos dos juros e anunciaram diversas vezes que serão "pacientes" antes de decidir aumentá-los novamente.
Trump, no entanto, disse que isso não bastava e pediu que o Fed não apenas reduzisse os juros, mas reiniciasse seu programa de "flexibilização quantitativa" - compra de títulos para dar mais liquidez à economia.
"Você veria um foguete. Apesar disso, estamos indo muito bem", afirmou.
vog/dg/ec/ll
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.