Trump e Trudeau trabalham juntos em defesa do acordo comercial com México
Washington, 21 Jun 2019 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nesta quinta-feira o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, para trabalharem juntos em defesa do acordo comercial trilateral com o México.
Ao lado de Trudeau no Salão Oval, Trump destacou o "grande" novo acordo de livre comércio da América do Norte (T-MEC), selado em novembro passado e ainda não ratificado.
"Significa muitos postos de trabalho para nosso país, muita riqueza para os três países", disse Trump, em meio a perguntas de jornalistas mais interessados nas tensões com o Irã.
"Isto nos leva a uma posição na qual não estamos competindo entre nós, estamos competindo contra o mundo", acrescentou o mandatário, que ao assumir em 2017 forçou a renegociação do Nafta, vigente desde 1994, por considerá-lo injusto e prejudicial para os interesses americanos.
O México ratificou o novo acordo na quarta-feira, e o Canadá parece pronto para seguir seus passos.
Mas o texto é alvo de uma dura batalha no Congresso dos Estados Unidos, onde os democratas questionam disposições sobre a proteção dos trabalhadores e a resolução de controvérsias.
Após a ameaça de Trump, há três semanas, de impôr tarifas a todas as importações do México por temas migratórios, o presidente americano aproveitou o encontro com Trudeau para agradecer a seu homólogo mexicano, Andrés Manuel López Obrador, por seus esforços recentes para conter a chegada de migrantes irregulares à fronteira sul dos Estados Unidos.
"Aconteceram muitas coisas muito positivas. E o fluxo diminuiu substancialmente. Têm 6.000 efetivos mexicanos em sua fronteira sul. E realmente fez uma tremenda diferença", disse Trump.
Trudeau, que comemorou que o governo Trump tenha abandonado a imposição de tarifas ao aço e ao alumínio, tinha previsto se reunir com legisladores de todo o espectro político para convencê-los da necessidade de adotar rapidamente o T-MEC.
bur-ad/gm/db
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.