IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Washington veta voos comerciais dos EUA no espaço aéreo do Irã

21/06/2019 06h10

Washington, 21 Jun 2019 (AFP) - O governo dos Estados Unidos proibiu na quinta-feira que os voos comerciais do país entrem no espaço aéreo controlado pelo Irã no Golfo Pérsico e no Golfo de Omã "até nova ordem", depois que Teerã derrubou um drone de vigilância americano.

As restrições foram motivadas pelo aumento das "atividades militares intensificadas e às crescentes tensões políticas na região, o que representa um risco involuntário para as operações da aviação civil americana e possibilidades de erros de cálculo ou de identificação", afirmou a Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos.

"O risco para a aviação civil dos Estados Unidos fica demonstrado pelo míssil terra-ar iraniano que abateu um sistema americano não tripulado", completou a FAA.

O Irã derrubou na quinta-feira um drone americano que estava, segundo Teerã, em seu espaço aéreo. A informação foi desmentida pelo governo dos Estados Unidos.

Washington e Teerã travam uma batalha de comunicação sobre a localização exata do drone da Marinha americana no momento do ataque.

caw-wd/cn/mf/gma/fp