IPCA
0.19 Jul.2019
Topo

Trump compara o Fed a uma 'criança teimosa'

24/06/2019 10h45

Washington, 24 Jun 2019 (AFP) - O presidente Donald Trump voltou a criticar o Federal Reserve (Fed, banco central americano), que comparou a uma "criança teimosa" que se nega a reduzir as taxas de juros para estimular o crescimento e contra-atacar as ações dos países competidores.

"Apesar de um Federal Reserve que não sabe o que está fazendo ... estamos no caminho para um dos melhores meses de junho na história dos EUA", escreveu o presidente americano no Twitter.

"Agora eles se prendem, como uma criança teimosa, quando precisamos de cortes e flexibilização das taxas para compensar o que outros países estão fazendo contra nós. Estragam tudo", completou.

Trump considera que a instituição monetária elevou as taxas de juros "muito rápido" e afirma que se o Fed tivesse adotado as decisões adequadas o índice Dow Jones estaria "milhares de pontos" acima e o PIB dos Estados Unidos poderia ter um crescimento de "4 ou inclusive 5%".

Entre 2015 e 2018, o Fed aumentou as taxas em nove oportunidades, mas alguns economistas criticam a instituição por ter atuado de modo intempestivo ante os sinais de desaceleração da maior economia do planeta e de uma degradação da economia global.

Após a reunião da semana passada, o Fed afirmou que não descarta a ideia de flexibilizar sua política monetária se a inflação continuar em níveis aceitáveis e caso a guerra comercial com a China não registre um agravamento.

vog/vmt/elm/piz/lda/fp

Mais Economia