PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Captura do petroleiro iraniano não ficará sem resposta, afirma Teerã

08/07/2019 15h26

Teerã, 8 Jul 2019 (AFP) - A interceptação pelas autoridades britânicas de um petroleiro iraniano diante de Gibraltar "não ficará sem resposta", disse o ministro da Defesa, Amir Hatami, nesta segunda-feira, falando à agência semioficial Isna.

"Não vamos tolerar isso", afirmou, em relação à captura do petroleiro "Grace 1" em frente ao território britânico de Gibraltar, no extremo sul da Espanha.

Ele não foi a única autoridade iraniana a criticar a interceptação do navio suspeito de transferir petróleo para a Síria, o que, segundo Londres, violaria as sanções impostas a Damasco.

O ministro das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif, advertiu que a ação "cria um precedente perigoso" e lembrou que seu país "não é membro da União Europeia nem está sujeito a qualquer embargo europeu de petróleo".

Em um comunicado divulgado nesta segunda-feira, o governo de Gibraltar reafirmou que a Grace1 havia sido interceptado "nas águas territoriais britânicas de Gibraltar" depois de ter "abandonado as águas internacionais" para reabastecimento.

A diplomacia iraniana assegurou que a operação ocorreu em águas internacionais.

neg-amh-mg/dbh/ds/mb/cn