Galileo, o GPS europeu, fora de serviço desde sexta-feira
Bruxelas, 15 Jul 2019 (AFP) - O sistema europeu de navegação por satélite Galileo, concorrente do GPS dos Estados Unidos, está parcialmente fora de serviço desde sexta-feira, anunciou a Agência de Navegação por Satélite da Europa (GSA).
"O Galileo atualmente se encontra afetado por um incidente técnico relacionado a sua infraestrutura terrestre, que causou uma interrupção temporária dos serviços iniciais de navegação", afirma um comunicado.
A agência responsável pelo sistema, com sede em Praga, disse que o incidente não afeta o serviço usado para localizar e ajudar pessoas em situações de emergência em terra ou no mar, que "ainda está operacional".
O sistema, operacional desde o final de 2016, ainda está em fase piloto com serviços qualificados como "iniciais", portanto seus sinais devem ser utilizados como complemento de outros sistemas como o GPS.
O Galileo tem 22 satélites em órbita que permitem oferecer informações a usuários específicos ou meios de transporte sobre posicionamento. Sua capacidade operacional total é esperada para 2020.
cds-tjc/pc/cn
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.