PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Galileo, o GPS europeu, fora de serviço desde sexta-feira

15/07/2019 10h15

Bruxelas, 15 Jul 2019 (AFP) - O sistema europeu de navegação por satélite Galileo, concorrente do GPS dos Estados Unidos, está parcialmente fora de serviço desde sexta-feira, anunciou a Agência de Navegação por Satélite da Europa (GSA).

"O Galileo atualmente se encontra afetado por um incidente técnico relacionado a sua infraestrutura terrestre, que causou uma interrupção temporária dos serviços iniciais de navegação", afirma um comunicado.

A agência responsável pelo sistema, com sede em Praga, disse que o incidente não afeta o serviço usado para localizar e ajudar pessoas em situações de emergência em terra ou no mar, que "ainda está operacional".

O sistema, operacional desde o final de 2016, ainda está em fase piloto com serviços qualificados como "iniciais", portanto seus sinais devem ser utilizados como complemento de outros sistemas como o GPS.

O Galileo tem 22 satélites em órbita que permitem oferecer informações a usuários específicos ou meios de transporte sobre posicionamento. Sua capacidade operacional total é esperada para 2020.

cds-tjc/pc/cn