IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Fed volta a sinalizar possível corte dos juros

16/07/2019 17h47

Washington, 16 Jul 2019 (AFP) - O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, voltou a avivar nesta terça-feira (16) a expectativa sobre um corte de juros neste mês, ao destacar que as perspectivas de inflação rondam níveis historicamente baixos.

Em um discurso que deve pronunciar em Paris, Powell se refere a "crescentes preocupações sobre uma queda mais prolongada da inflação, abaixo da meta de 2%".

Economistas e investidores estão convencidos de que o Fed baixará a taxa básica de juros em sua reunião de política monetária que acontecerá nos dias 30 e 31 deste mês. Powell fortaleceu essas expectativas ao destacar preocupações sobre o crescimento econômico e a inflação baixa.

Diante de uma contínua incerteza sobre o crescimento global em meio a tensões comerciais, Powell indicará que as expectativas inflacionárias estão "perto do piso de seus patamares históricos".

Apesar de o Fed acreditar que a economia continuará crescendo, vários funcionários acham que "a combinação desses fatores fortalecem a postura para uma política um pouco mais acomodatícia".

O Fed elevou sua taxa básica quatro vezes no ano passado e, caso haja uma redução dos jutos neste mês, esta seria a primeira em uma década.

Powell dirá em seu discurso que o banco central americano "atuará segundo o corresponde para sustentar a expansão", que depois de uma década finalmente está chegando a segmentos marginalizados da sociedade americana.

hs/dg/mls/yow/cc