IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Produção industrial dos EUA estagnada em junho

16/07/2019 12h09

Washington, 16 Jul 2019 (AFP) - A produção industrial dos Estados Unidos teve um forte aumento no setor automotivo em junho, mas o resultado geral permaneceu inalterado, informou o Federal Reserve nesta terça-feira.

Mesmo com a recuperação do mês passado, a produção industrial perdeu terreno neste ano, devido ao impacto das guerras comerciais e à desaceleração na China e de outros parceiros.

Em relação a maio, o aumento foi de 0,4%, mas a produção total não apresentou variação, segundo o relatório, que foi diferente das expectativas de economistas que esperavam aumento de 0,2%.

Entre abril e junho, no entanto, houve queda de 2,2% em relação ao segundo trimestre de 2018, enquanto a produção total perdeu 1,2%.

Em ambos os casos, foi o segundo declínio trimestral consecutivo, indica o relatório.

"A produção industrial, portanto, está agora em recessão", disse Ian Shepherdson, da revista "Macroeconomia", em uma análise antes da publicação dos dados.

O setor automotivo subiu 2,9% em junho ante maio, no segundo mês de sólido progresso, e após dois meses de perdas.

Por outro lado, o departamento de Comércio indicou nesta terça-feira que as ações das empresas de manufatura e distribuição avançaram 0,3% em maio, um pouco abaixo das previsões de mercado.

hs/dg/mls/lda/cn