IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BC da Alemanha alerta para possível recessão no 3º trimestre

19/08/2019 10h18

Frankfurt am Main, 19 Ago 2019 (AFP) - A economia da Alemanha pode entrar em recessão no terceiro trimestre em consequência de uma "contração" da produção industrial provocada pelas tensões comerciais internacionais - advertiu o Banco Central (Bundesbank) em seu relatório mensal divulgado nesta segunda-feira (19).

"A economia pode registrar uma nova contração neste verão, após um retrocesso de 0,1% do PIB alemão no segundo trimestre", alerta o Bundesbank.

O relatório foi publicado em um momento de debate entre os partidários do dogma do equilíbrio orçamentário e os que desejam flexibilidade para estimular a economia.

A força da principal economia da União Europeia está, sobretudo, em suas exportações de alto valor agregado.

Afetada pelo retrocesso do comércio exterior, devido à guerra comercial entre China e Estados Unidos e à desaceleração da economia chinesa, a Alemanha está à beira da recessão técnica.

Este cenário põe em xeque a estratégia econômica alemã dos últimos dez anos baseada na limitação do gasto público e na redução da dívida pública.

A Alemanha tem um excedente orçamentário que representa 1,7% do PIB.

Oficialmente, o governo da chanceler Angela Merkel se opõe ao "Schwarze null" (zero negro, literalmente), como é chamada a doutrina de equilíbrio orçamentário da Alemanha.

Recentemente, fontes da Chancelaria que pediram para não serem identificadas deram a entender que o governo "não tem a intenção de continuar poupando em caso de recessão", afastando-se, assim, da doutrina "Scwarze null".

No domingo, o ministro alemão das Finanças, Olaf Scholz, declarou que o país tem recursos para "enfrentar" uma nova crise como a de 2008.

Depois de uma década dourada, a Alemanha se encontra em um processo de desaceleração, devido à redução mundial da demanda, ao conflito comercial entre Pequim e Washington e aos ventos de protecionismo que sopram em vários países, começando pelos Estados Unidos.

ys/dar/zm/mis/fp/tt