IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump propõe combater furacões com bombas

25/08/2019 22h07

Washington, 26 Ago 2019 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs o lançamento de bombas nucleares contra furacões antes que eles toquem terra nos Estados Unidos, informou o site de notícias Axios publicado no domingo.

Durante uma reunião sobre furacões, Trump perguntou se era possível interromper a formação de furacões no oceano lançando uma bomba nuclear no olho da tempestade, diz a nota de Axios.

Segundo uma fonte anônima citada site, os participantes deixaram a reunião questionando "o que fazemos com isso?".

O Axios não disse quando ocorreu a conversa, mas sua nota diz que não é a primeira vez que o presidente faz uma sugestão semelhante.

O site menciona um memorando do Escritório de Segurança Nacional (NSC) de 2017, no qual diz que Trump consultou um alto funcionário se eles poderiam bombardear furacões para impedir que tocassem terra.

Nessa conversa, o presidente não especificou que as bombas a serem usadas poderiam ser nucleares.

Procurada pelo Axios, a Casa Branca não quis comentar a ideia, mas um alto funcionário do governo respondeu que o objetivo do presidente "não é ruim".

A ideia de Trump não é nova, de acordo com Axios. Há registros dessa proposta na década de 1950, formulados por um cientista do governo ao presidente Dwight Eisenhower.

O consenso entre cientistas é que jogar uma bomba no olho de uma tempestade não faria com que ela desaparecesse, mas isso não impediu que a sugestão voltasse a aparecer.

to/dw/piz/gma/cc