IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Indonésia escolhe local onde será sua nova capital

26/08/2019 08h12

Jacarta, 26 Ago 2019 (AFP) - O presidente indonésio Joko Widodo anunciou nesta segunda-feira que um local no leste da ilha de Bornéu foi escolhido para abrigar a capital política do país, uma vez que a atual Jacarta está ameaçada pelo aumento do nível do mar e cujo solo está se desfazendo pelo peso dos edifícios.

O local foi escolhido "porque apresenta um baixo risco de desastres naturais", como enchentes, terremotos, tsunamis ou erupções vulcânicas, disse o presidente. Uma grande parte do território indonésio está localizada no cinturão de fogo do Pacífico.

O novo local, na província de Kalimantan (parte indonésia de Bornéu), foi escolhido "em segundo lugar, porque sua localização é estratégica, é no centro da Indonésia", acrescentou.

O local proposto, entre as cidades de Balikpapan e Samarinda, está localizado em uma região de floresta tropical com grande biodiversidade. A futura capital ainda não foi oficialmente batizada.

As instituições do governo começariam a se mudar para a nova capital a partir de 2024, segundo o ministro do Planejamento, Bambang Brodjonegoro.

O anúncio da nova capital ocorre em meio às inquietações com Jacarta, que está afundando, em parte devido ao aumento do nível do mar.

No ritmo atual, um terço da cidade pode desmoronar e acabar submersa até 2050, segundo especialistas em meio ambiente.

Mas mesmo que deixe de ser a capital da Indonésia, uma grande parte de seus 10 milhões de habitantes - 30 milhões com as áreas vizinhas - está condenada a permanecer na megalópole.

bur-dsa/pb/lgo/jhd/me/zm/mr