IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Toyota e Suzuki anunciam aliança financeira

28/08/2019 12h42

Tóquio, 28 Ago 2019 (AFP) - As fabricantes de automóveis japonesas Toyota e Suzuki anunciaram nesta quarta-feira (28) um acordo de participação cruzada, pelo qual a primeira comprará quase 5% do capital da segunda para fortalecer sua associação tecnológica já existente, o que inclui o desenvolvimento de veículos autônomos.

A Toyota vai adquirir 4,94% do capital da Suzuki por 96 bilhões de ienes (819 milhões de euros), enquanto a Suzuki comprará ações da Toyota por 48 bilhões de ienes, o que equivale a apenas 0,2% do capital da número um da indústria automotiva japonesa.

Essa aliança, que ainda precisa da aprovação das autoridades reguladoras financeiras, visa a "estabelecer e promover uma parceria de longo prazo entre as duas empresas", para colaborar em novos setores, incluindo a condução autônoma, segundo um comunicado conjunto.

O mercado automotivo está passando por mudanças sem precedentes, devido a desafios ambientais, novas formas de mobilidade e o desenvolvimento maciço de novas tecnologias, forçando os atores do setor a se unirem para enfrentar investimentos colossais.

"A concorrência se revela feroz", disse Moritaka Yoshida, presidente da Toyota, no início de agosto, ao apresentar os resultados do grupo durante o primeiro trimestre do ano fiscal de 2019-2020.

A Toyota e a Suzuki já são parceiras tecnológicas desde 2017 e, desde o ano passado, estão comercialmente disponíveis na Índia, onde a última tem forte presença.

hih/ric/dan/age/mb/ll/tt