IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Iberia procura impulso na América Latina com a compra da Air Europa

04/11/2019 14h34

Londres, 4 Nov 2019 (AFP) - A Iberia, subsidiária do grupo espanhol-britânico IAG, chegou a um acordo para comprar por 1 bilhão de euros a companhia aérea espanhola Air Europa, um movimento que coloca a América Latina no centro de sua estratégia para impulsionar Madri ao nível dos principais aeroportos europeus.

"A Iberia concordou em adquirir todo o capital social da Air Europa (...) por 1 bilhão de euros a serem pagos em dinheiro no fechamento" da operação, anunciou o International Airlines Group (IAG) em comunicado nesta segunda-feira.

O acordo para comprar a empresa do grupo espanhol de turismo Globalia, ainda precisa da aprovação dos órgãos reguladores da concorrência. Eles podem interpretar um conflito o reforço que implica na posição dominante da AIG nos aeroportos espanhóis.

Nascido da fusão da British Airways e da Iberia em 2010, o grupo - que inclui Aer Lingus e Level - já possui as companhias aéreas espanholas de baixo custo Iberia Express e Vueling.

O IAG espera encerrar a aquisição no segundo semestre de 2020 e procura fortalecer seus vínculos com o continente americano, graças às 24 rotas disponíveis para a Air Europa.

A América Latina está, portanto, no centro de uma estratégia que busca transformar o aeroporto de Madri em um grande centro de conexões, capaz de competir com os quatro grandes europeus: Paris Charles de Gaulle, Londres Heathrow, Amsterdã e Frankfurt.

"Esta operação é de grande importância estratégica para o hub de Madri que, nos últimos anos, ficou para trás de outros centros europeus", disse Luis Gallego, CEO da Iberia. "Após esse acordo, Madri poderá competir com outros centros europeus em igualdade de condições, com uma melhor posição nas rotas da Europa para a América Latina".

bur-acc/mis/ll

IAG - INTERNATIONAL CONSOLIDATED AIRLINES GROUP

AIR FRANCE-KLM

HAINAN AIRLINES - HNA GROUP