BCE mantém juros no mínimo histórico
Frankfurt am Main, 12 dez 2019 (AFP) - O Banco Central Europeu (BCE), sob o comando de sua nova presidente Christine Lagarde, manteve nesta quinta-feira suas taxas de juros.
Conforme se esperava, a principal taxa de juros se manteve em zero, enquanto será aplicado uma retenção de 0,50% sobre os depósitos no banco central, quando não quiserem fazer empréstimos aos clientes.
Essas taxas permanecerão em seu nível atual "ou em níveis mais baixos" até que a instituição constate um retorno duradouro da inflação à meta de seu mandato, que é um nível levemente inferior a 2%, segundo um comunicado sobre as decisões de política monetária.
A ênfase agora está na aplicação do pacote de medidas decididas em setembro pelo então presidente Mario Draghi, que dividiu profundamente o conselho de governadores.
O BCE compra desde o início de novembro a dívida pública e privada no mercado por 20 bilhões de euros por mês e sem prazo de tempo, com o objetivo de reanimar uma economia abalada pelas tensões comerciais, como já havia feito entre março de 2015 e o final de 2018.
ys/cfe/evs/mar/pc/cc
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.