IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

FAO: preços dos alimentos registram maior alta dos últimos 5 anos

09/01/2020 12h34

Paris, 9 Jan 2020 (AFP) - Os preços dos alimentos aumentaram no mundo em 2019 e atingiram seu máximo em cinco anos em dezembro, devido ao aumento do óleo de palma - informou nesta quinta-feira (9) a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O índice mensal de preços dos alimentos da FAO foi de 181,7 pontos em média em dezembro, um aumento de 2,5% em relação a novembro.

Este é o nível mais alto desde dezembro de 2014 e o terceiro aumento mensal consecutivo, segundo comunicado da FAO.

Este índice mensal registra as variações nos preços internacionais das cinco principais categorias de alimentos comercializadas no mercado internacional: cereais, óleos vegetais, carnes, laticínios e açúcar.

Em 2019, a média do índice foi de 171,5 pontos, 1,8% a mais do que em 2018, porém inferior a 25% em 2011, um número recorde.

Em dezembro, os óleos vegetais foram os que mais aumentaram: 9,4% em relação a novembro.

O motivo é o aumento do óleo de palma causado pela forte demanda por biocombustíveis e também pela incerteza sobre sua oferta.

O açúcar aumentou 4,8% em dezembro, devido ao aumento do petróleo, o que levou as refinarias a usarem mais cana para produzir etanol e, consequentemente, reduzir a disponibilidade de alimentos em todo mundo.

Já o índice dos laticínios aumentou 3,3% em dezembro em relação ao mês anterior.

O preço dos cereais avançou 1,4%, em função do aumento do trigo e apesar da crescente demanda por importações da China, assim como "de problemas logísticos na França, devido às manifestações constantes", diz a FAO.

O índice da carne atingiu uma média de 191,6 pontos em dezembro, nível estável em relação ao valor de novembro.

im/cd/spi/pc/age/cn/tt