AIE vê retrocesso nas ameaças ao fornecimento de petróleo
Paris, 16 Jan 2020 (AFP) - A Agência Internacional de Energia (AIE) apontou, em seu relatório mensal sobre petróleo divulgado nesta quinta-feira (16), que as ameaças ao abastecimento mundial retrocederam, apesar das tensões geopolíticas.
"Não podemos saber como evoluirá a situação geopolítica com o tempo, mas, por enquanto, o risco de uma grande ameaça para o fornecimento de petróleo parece ter retrocedido", disse a agência com sede em Paris.
Nos últimos meses, o mercado se viu abalado pelos ataques contra instalações petroleiras sauditas, em setembro ou, mais recentemente, com as graves tensões entre Estados Unidos e Irã.
De acordo com a AIE, o preço do petróleo se recuperou rapidamente, chegando a seus níveis anteriores.
No relatório, a agência também analisa as novas normas da Organização Marítima Internacional (OMI), aplicadas a partir de 1º de janeiro. Estas diretrizes limitam a quantidade de enxofre no combustível usado nos navios.
"Ainda que, inicialmente, tenham havido dificuldades em nível local, como se pode esperar com uma mudança tão complexa e global, os operadores dos navios, fornecedores de produtos [petroleiros] e portos cumpriram", disse a agência.
jmi/pn/spi/pc/zm/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.