IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Diretor-geral da BBC deixará o cargo em seis meses

20/01/2020 10h10

Londres, 20 Jan 2020 (AFP) - O diretor-geral da rede pública britânica BBC, Tony Hall, anunciou nesta segunda-feira (20) que deixará o cargo dentro de seis meses, frente ao desafio de conquistar uma nova audiência e em um contexto de tensão com o governo do conservador Boris Johnson.

"Darei tudo por esta organização nos próximos seis meses (...) mas, no verão (hemisfério norte), deixarei de ser seu diretor-geral", declarou Tony Hall aos funcionários do grupo.

Em sua carta de demissão, Hall afirmou que sua decisão foi "difícil" de tomar, após sete anos nesta posição, mas que quer priorizar os "interesses da organização".

Com seu financiamento público em xeque, a BBC deve ver seu estatuto revisto em meados de 2022. Hall acredita que seu sucessor deve estar em função antes desta data.

Hall assumiu seu cargo em 2013, com a tarefa de restaurar a reputação de maior grupo audiovisual do mundo, depois de que seu falecido apresentador Jimmy Savile foi exposto como um pedófilo reincidente.

Hoje, a empresa tem uma série de desafios pela frente.

Vê-se obrigada a seduzir novas audiências diante da concorrência de plataformas digitais, como a Netflix, e se prepara para as consequências de uma surpreendente decisão judicial sobre a igualdade salarial, que pode lhe custar milhões de libras.

Enfrenta, sobretudo, a hostilidade do governo de Boris Johnson ao imposto audiovisual, o qual, por lei, deve ser pago por todos os telespectadores e que representa sua maior fonte de receita.

Contando agora com esmagadora maioria parlamentar, Johnson pediu a seu secretário do Tesouro, Rishi Sunak, que reveja o financiamento da rede. Nesse contexto, os recursos da BBC podem se ver ameaçados na renegociação de 2022.

Johnson criticou a renomada instituição britânica por seu tratamento da campanha eleitoral, afirmando que faltou objetividade e que demonstrou claras preferências editoriais, mediante "coberturas exageradas" sobre acontecimentos desfavoráveis aos conservadores.

Também foram criticados pelo opositor Partido Trabalhista pelo mesmo motivo.

Em sua carta de demissão, Hall destacou os valores que seus veículos de comunicação defendem.

"Na era das 'fake news', continuamos sendo o ponto de referência para a imparcialidade e a verdade", afirmou.

"O que a BBC representa é precioso para este país", insistiu.

Ele garante que deixará um meio que se tornou "mais inovador, mais aberto, mais inclusivo, mais vigilante comercialmente", mas que precisa continuar se adaptando.

Diante do surgimento das plataformas digitais, a BBC desenvolveu a televisão em streaming, mediante o sistema BBC iPlayer, e adotou a difusão de suas emissoras de rádio e programas em podcasts disponíveis para celulares e outros dispositivos.

acc/zm/tt