EUA sanciona empresas acusadas de ajudar Irã
Washington, 23 Jan 2020 (AFP) - Os Estados Unidos sancionaram várias empresas do setor petroleiro acusadas de ter ajudado a petroleira estatal iraniana a exportar seus produtos por centenas de milhões de dólares, informou nesta quinta-feira o Departamento do Tesouro americano.
As empresas consideradas facilitadoras de exportação que infringem as sanções americanas contra Teerã são: Triliance Petroquímico (com sede em Hong Kong), Sage Energy HK (com sede em Hong Kong), Peakview Industry (com sede em Xangai) e Beneathco DMC (com sede em Dubai).
"Os setores de petróleo e petroquímica são fontes de financiamento para atividades terroristas do regime iraniano em todo o mundo e facilitam o uso da força contra seu próprio povo", indica o comunicado assinado pelo secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.
As empresas sancionadas "transferiram coletivamente a exportação de centenas de milhões de dólares da Companhia Nacional de Petróleo do Irã", acrescenta o comunicado.
De acordo com Mnuchin, essa estatal "é uma entidade chave para o financiamento da unidade Qods; uma força especial dos Guardiões da Revolução e dos terroristas que estão subordinados a ela".
vog/myl/gm/mps/lca/cc
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.