IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

UE multa NBCUniversal por limitar vendas de produtos dos Minions

30/01/2020 09h13

Bruxelas, 30 Jan 2020 (AFP) - A Comissão Europeia impôs nesta quinta-feira uma multa de 14,3 milhões de euros à empresa americana NBCUniversal por limitar as vendas entre os países do bloco de produtos cinematográficos, como Minions ou Jurassic World.

A investigação iniciada em 2017 concluiu que a NBCUniversal restringiu entre 2013 e 2019 as empresas às quais concedeu licenças de operação a possibilidade de negociar seus produtos fora de suas fronteiras ou on-line.

Sua estratégia "para impedir que os comerciantes vendam seus produtos licenciados para diferentes clientes e em diferentes países europeus infringe as regras" da competição, disse a comissária europeia Margrethe Vestager.

A NBCUniversal obteve uma redução da multa ao cooperar com a Comissão, guardiã da competição no bloco, na investigação de produtos derivados que variam de xícaras a mochilas a brinquedos.

O caso da empresa americana não é o primeiro. Bruxelas já impôs uma multa de 6,2 milhões de euros em julho à empresa Sanrio por limitar as vendas entre países europeus de seus produtos derivados da Hello Kity.

E, em março, sancionou a empresa americana Nike em 12,5 milhões de euros por também limitar as vendas de camisas e cachecóis de times de futebol como FC Barcelona, Manchester United e AS Roma.

tjc/zm/mr