IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Israel retira proibição às exportações palestinas

20/02/2020 10h24

Jerusalém, 20 Fev 2020 (AFP) - Israel anunciou, nesta quinta-feira (20), ter retirado a proibição às exportações de produtos agrícolas palestinos, depois que a Autoridade Palestina concordou em recuar em sua decisão de reduzir as importações de carne bovina israelense, pondo fim a meses de guerra comercial.

A Autoridade Palestina, que queria diminuir sua dependência dos produtores israelenses, reduziu de forma significativa em setembro a importação dessa carne.

Após o fracasso das negociações, Israel bloqueou, em 2 de fevereiro, a entrada de produtos agrícolas palestinos em seu território.

A Autoridade Palestina respondeu com uma decisão similar contra produtos de consumo israelenses.

A disputa comercial se intensificou, quando o Estado hebreu proibiu os agricultores palestinos de exportarem seus produtos para o exterior, através da passagem de Allenby.

Controlada por Israel, esta passagem une a Cisjordânia ocupada com a Jordânia, onde os produtos podem ser enviados para o restante do mundo.

Na quinta-feira, o ministro israelense da Defesa, Naftali Bennett, anunciou em um comunicado a suspensão de todas as restrições às exportações palestinas, "depois da retirada da proibição que afetava os agricultores israelenses".

O ministro palestino da Agricultura retomou, por sua vez, as importações de "carne, incluindo bovina", assim como de "todos os produtos e mercadorias de todos os países do mundo sem obstáculos".

"Este é o resultado das negociações diretas e indiretas por meio de terceiras partes internacionais como consequência da retirada das medidas ilegais israelenses", disse o Ministério, em um comunicado.

jod-jjm/cgo/mib/vl/af/zm/tt