IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China aumenta lista de produtos dos EUA isentos de tarifas extras

12/05/2020 07h14

Pequim, 12 Mai 2020 (AFP) - A China anunciou terça-feira (12) que isentará 79 produtos importados dos Estados Unidos de tarifas alfandegárias adicionais por um ano, uma decisão tomada no momento em que o presidente Donald Trump pede a Pequim que respeite seus compromissos comerciais.

A lista de produtos, publicada pelo Ministério das Finanças da China, inclui algumas plaquetas de silício usadas em eletrônicos, desinfetantes para uso médico e as chamadas "terras raras", minerais essenciais em alta tecnologia.

Os 79 produtos estarão isentos de tarifas adicionais por um ano, a partir de 19 de maio.

O Ministério não especificou quanto desses produtos a China importou no ano passado, ou quanto essas isenções representam.

Em fevereiro, a China anunciou uma medida semelhante para 65 produtos fabricados nos Estados Unidos, incluindo peças de aviação e equipamentos médicos.

Essas medidas ocorrem no momento em que a gigante asiática está gradualmente retomando sua atividade industrial, paralisada desde o final de janeiro deste ano pela pandemia de 19 de outubro passado.

O anúncio também ocorre em meio à trégua comercial com os Estados Unidos.

Os negociadores chineses e norte-americanos se comprometeram, durante uma conversa por telefone na última sexta-feira, a aplicar seu acordo de "primeira fase" assinado em janeiro, após quase dois anos de guerra comercial com punições alfandegárias.

bys/dma/dan/sbr/etr/mar/zm/tt