Dona da Zara tem prejuízo de US$ 463 mi no 1º tri e vai reduzir lojas
A empresa têxtil espanhola Inditex, dona da marca Zara, registrou um prejuízo líquido de US$ 463 milhões (409 milhões de euros) no primeiro trimestre do ano fiscal devido ao impacto da pandemia de covid-19.
O faturamento durante o primeiro trimestre, entre 1 de fevereiro a 30 de abril, registrou queda de 44% na comparação com o primeiro de 2019, a 3,303 bilhões de euros, contra 5,9 bilhões de euros no mesmo período do ano passado.
Durante o trimestre, a empresa teve 88% de suas lojas fechadas em um determinado período, informa um comunicado.
O grupo, que teve lucro líquido de 734 milhões de euros no primeiro trimestre de 2019, explicou que reservou 308 milhões de euros para "terminar o programa de otimização de espaço" em suas lojas. Sem esta quantia, as perdas no trimestre teriam sido de 175 milhões de euros.
A Inditex informou ainda que as vendas on-line aumentaram 50% no primeiro trimestre de 2020, com um avanço de 95% e abril, o mês que foi mais afetado pelos confinamentos decretados no mundo para lutar contra a pandemia.
O grupo antecipou algumas perspectivas sobre o segundo trimestre: em maio as vendas recuaram 51% em ritmo anual com taxa de câmbio constante, e 34% na primeira semana de junho.
A empresa também anunciou um programa de investimentos de 900 milhões de euros para o período 2020-2022, para reformar a plataforma de vendas pela internet, ao mesmo tempo que reduz o número de lojas para concentrar-se nas maiores e de melhor localização.
A Inditex prevê que as vendas pela internet representem 25% de seu volume de negócios em 2022, contra 14% em 2019.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.