IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Japão lançará aplicativo para rastrear COVID-19

18/06/2020 10h24

Tóquio, 18 Jun 2020 (AFP) - O Japão instou a população a instalar um aplicativo em seus celulares que será lançado para enfrentar a expansão da COVID-19 no arquipélago.

"É uma ferramenta importante para proteger suas vidas, por favor instale-a", pediu o ministro encarregado da pandemia, Yasutoshi Nishimura, durante uma coletiva de imprensa.

O aplicativo, que estará disponível na sexta-feira, foi desenvolvido sob a direção do ministério da Saúde e registrará dados criptografados dos smartphones dos usuários usando a tecnologia Bluetooth quando as pessoas estiverem próximas umas das outras.

Aqueles que tiverem um resultado positivo para coronavírus registrarão voluntariamente essas informações e esse programa notificará outros usuários que estiveram por pelo menos 15 minutos a uma distância de menos de um metro da pessoa afetada.

Este aplicativo não registra dados pessoais, como número de celular ou geolocalização, para que "você possa se sentir seguro" sobre esse aspecto, disse o porta-voz do governo, Yoshihide Suga.

Tipos semelhantes de aplicativo, em diferentes formatos, já foram lançados em dezenas de países, em alguns casos causando preocupação com a privacidade e eventual vigilância pelas autoridades.

O uso dessas ferramentas começou na Ásia, onde a China habilitou vários aplicativos que usam dados de geolocalização através de redes móveis ou outros registrados durante viagens de trem ou avião, ou ao passar por postos de controle em rodovias.

Na China, onde a COVID-19 surgiu, seu uso tem sido fundamental para iniciar o desconfinamento.

kh-els/uh/pz/age/mb/mr