Multinacionais querem apertar o acelerador rumo ao carbono zero
Nova York, 21 Jul 2020 (AFP) - Da Apple à Microsoft, passando pela Nike, Mercedes e Danone, várias multinacionais apresentaram nesta terça-feira (21) iniciativas para combater a mudança climática e incentivar o restante das empresas a seguir seu exemplo.
A gigante da tecnologia Apple prometeu hoje que todas as suas operações, incluindo processos de fabricação, serão neutras em carbono até 2030, mais um passo para combater as mudanças climáticas.
A empresa, cujas operações corporativas já são neutras em carbono, garantiu que o impacto climático de qualquer dispositivo vendido será nulo.
A Apple disse que reduzirá as emissões em 75% até 2030 e que os 25% restantes serão compensados com "soluções inovadoras de eliminação de carbono".
Essas operações incluem investimentos em projetos para restaurar as savanas do Quênia e um manguezal na Colômbia, com o objetivo de eliminar, ou armazenar, carbono.
Nove outras multinacionais aderiram à iniciativa da gigante americana de informática Microsoft para compartilhar suas pesquisas e estratégias com o objetivo de permitir que todas as empresas consigam uma pegada de carbono neutro para 2050.
Chamada "Transform to Net Zero" (um conceito que remete à adoção de medidas autossustentáveis), essa iniciativa reúne atualmente a transportadora dinamarquesa AP Moller-Maersk, a rede de cafeterias americana Starbucks, o grupo francês de alimentos Danone e a gigante do consumo em massa, a anglo-holandesa Unilever.
Também se juntaram a fabricante de automóveis alemã Mercedes-Benz, o grupo brasileiro de cosméticos Natura & Co, a fabricante americana de equipamentos esportivos Nike e o grupo indiano de consultoria informática Wipro.
Essas organizações de vários países e setores industriais pretendem compartilhar suas informações e experiências sobre as melhores formas de reduzir as emissões de carbono e limitar o aumento da temperatura média da superfície terrestre para 1,5 graus Celsius, diz um comunicado publicado nesta terça-feira.
Ainda segundo a nota, manifestam seu interesse em investir em inovações e defender políticas públicas para alcançar este objetivo.
- Influência política -A Microsoft já havia garantido em janeiro que sua pegada de carbono seria negativa em 2030.
"Nenhuma empresa pode enfrentar a crise climática sozinha", disse hoje um de seus representantes, Ben Smith, no comunicado.
"É por isso que as grandes empresas desenvolverão e compartilharão as melhores práticas, a pesquisa e os resultados de suas experiências para ajudar todos a avançar", acrescentou.
As empresas, no entanto, não deram detalhes sobre os projetos ou investimentos nos quais podem apostar, limitando-se a garantir que querem concluir seu trabalho em 2025.
As multinacionais multiplicaram nos últimos anos as promessas de reduzir seus danos ambientais.
jum/jul/dga/ll/lda/aa
MICROSOFT
DANONE
EDF - ELECTRICITE DE FRANCE
WIPRO
Starbucks
NIKE
UNILEVER PLC
NATURA COSMETICOS
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