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Garmin se recupera após longo apagão por ciberataque

27/07/2020 17h08

San Francisco, 27 Jul 2020 (AFP) - Os serviços Garmin foram restaurados após um blecaute de cinco dias causado por um ataque cibernético, informou a fabricante norte-americana de relógios e sistemas de navegação nesta segunda-feira (27).

"Vários sistemas e serviços afetados pelo apagão recente, incluindo a plataforma Garmin Connect, estão de volta em operação", afirmou a empresa em comunicado online.

A Garmin espera um "retorno ao normal" em alguns dias.

"O uso de várias funções ainda é limitado" e leva tempo para acompanhar o processamento de dados. O aplicativo Garmin Connect permite que milhões de usuários possam medir e registrar informações de saúde, como frequência cardíaca, número de passos, intensidade do esforço físico, entre outros, a partir de objetos conectados, como relógios.

A prioridade da empresa nesta semana foi restaurar o serviço e tranquilizar seus usuários sobre a proteção de seus dados.

"Não temos indicação de que algum dado de nossos clientes, incluindo detalhes de pagamento, tenha sido hackeado, perdido ou roubado", reiterou a Garmin nesta segunda-feira.

A empresa explicou que foi vítima de um ataque cibernético na última quinta-feira, que afetou os aplicativos, seu site, atendimento ao cliente e o departamento responsável pela comunicação.

O ataque "criptografou alguns de nossos sistemas", disse a Garmin, sem mais detalhes.

Segundo fontes anônimas do site especializado TechCrunch, os hackers usaram software de extorsão (ransomware). Normalmente, esse tipo de ataque bloqueia o acesso a um site ou computador até que a vítima envie uma quantia em dinheiro para recuperar o controle.

O TechCrunch acrescenta que, nesse caso, seria o software "WastedLocker", uma especialidade de um grupo de hackers russos chamado "Evil Corp".

A Garmin também disse que seus serviços de navegação aérea, incluindo o flyGarmin, estão totalmente operacionais.

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