IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA urge população a usar moedas guardadas durante a pandemia

29/07/2020 22h57

Washington, 30 Jul 2020 (AFP) - Devido ao confinamento e às medidas de prevenção diante da pandemia da COVID-19, as moedas de 5 e 25 centavos se tornaram escassas no comércio dos Estados Unidos, o que incentivou as autoridades do país a pedir para que a população volte a colocá-las em circulação.

"Precisamos de sua ajuda", declarou na semana passada o serviço de emissão de moedas (MINT).

"O problema é que a circulação das moedas de certa forma parou", declarou nesta quarta-feira (29) o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Jerome Powell.

"Como os negócios estavam fechados, os bancos estavam fechados, os clientes não estavam gastando e as moedas deixaram de circular", completou.

Na prática, isso significa que, por exemplo, muitas vezes os comerciantes não têm troco para devolver aos clientes.

Os americanos foram incentivados a pagar suas compras com a quantidade exata de dinheiro e colocar em circulação as moedas que têm acumuladas.

"Há uma grande quantidade de moedas na economia, mas o ritmo de circulação ficou mais devagar e isso significa que as pessoas nem sempre as terão quando precisarem", declarou o MINT em comunicado.

A Fed criou uma força-tarefa dedicada a enfrentar o problema. Até o fim do ano, serão prensadas mensalmente 1,65 bilhão de moedas, quando o normal é um bilhão.

jul/Dt/la/gm/gma/am/mvv