IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA investirá US$ 625 milhões no desenvolvimento de supercomputadores quânticos

26/08/2020 18h43

San Francisco, 26 Ago 2020 (AFP) - Os Estados Unidos investirão 625 milhões de dólares nos próximos cinco anos em centro de pesquisa sobre inteligência artificial e computação quântica, anunciou nesta quarta-feira (26) o Departamento de Energia.

Outros 340 milhões de dólares serão financiados pelo setor privado e instituições acadêmicas, para um investimento total de 1 bilhão de dólares, de acordo com o comunicado.

Estes fundos serão destinados à criação de uma dezena de centros de pesquisa focados em inteligência artificial e computação quântica, revelou o departamento governamental.

"Estas instituições serão centros da classe mundial para acelerar a inovação americana e construir uma força de trabalho americana do século XXI", declarou Michael Kratsios, chefe de tecnologia da Casa Branca.

Os Estados Unidos investem mais de 500 milhões de dólares por ano na investigação sobre inteligência artificial e busca desta forma "avançar a competitividade" do país", segundo o diretor da Fundação Nacional para a Ciência, Sethuraman Panchanathan.

A computação quântica se baseia no uso de bits quânticos, também chamados de qubits, que podem realizar bilhões de cálculos por segundo e, em alguns casos, superar a capacidade dos supercomputadores tradicionais mais velozes.

O Google, empresa que não é mencionada no comunicado, reivindicou em 2019 a "supremacia quântica" ao informar que o processador que desenvolveu baseado nesta tecnologia resolveu em pouco mais de três minutos um problema que teria demorado 10.000 anos em um computador tradicional.

Empresas como Honeywell -também omitida no anúncio governamental- e IBM trabalham em seus próprios programas de desenvolvimento de computação quântica.

gc/bbk/piz/am

IBM

HONEYWELL INTERNATIONAL

GOOGLE