IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Emirados anunciam lançamento de veículo explorador à Lua em 2024

29/09/2020 11h47

Dubai, 29 Set 2020 (AFP) - Os Emirados Árabes Unidos anunciaram, nesta terça-feira (29), o lançamento de um veículo explorador à Lua para 2024, já que o país busca desenvolver seu setor espacial.

A federação, composta por sete emirados ricos em petróleo, embarcou na exploração espacial nos últimos anos.

Em setembro de 2019, Hazza al-Mansuri foi o primeiro emirati a viajar ao espaço, a bordo de um foguete Soyuz, e o primeiro cidadão árabe a permanecer na Estação Espacial Internacional (ISS).

Em julho passado, os Emirados lançaram a primeira missão espacial árabe, chamada "Esperança", rumo à Marte.

Segundo o vice-presidente emirati e emir de Dubai, xeique Mohamed Bin Rashid Al-Maktum, este país do Golfo se dirige agora para a Lua.

"Iniciamos um projeto emirati para explorar a Lua", escreveu nesta terça-feira no Twitter. "Será um veículo explorador lunar de fabricação emirati, que pousará na superfície da Lua em 2024".

Também indicou que o astromóvel, chamado "Rachid" em homenagem a seu pai, conhecido por modernizar Dubai, cobrirá "lugares que ainda não foram alcançados em missões de exploração anteriores".

Este projeto é inédito para os Emirados e será a primeira viagem à Lua feita por um país árabe.

Segundo o xeique Mohamed, esta missão faz parte da estratégia espacial do país para desenvolver novas capacidades científicas.

O gabinete de meios de comunicação de Dubai informou que o lançamento deste veículo explorador, de 10 kg, também faz parte dos esforços para construir um primeiro assentamento em Marte em 2117, um dos projetos mais ambiciosos dos Emirados.

dm/sls/on/vl/mab/me/aa