IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ViacomCBS vende editora Simon & Schuster para Penguin Random House por US$ 2,18 bilhões

25/11/2020 13h06

Nova York, 25 Nov 2020 (AFP) - O grupo de comunicação americano ViacomCBS anunciou nesta quarta-feira a intenção de vender a editora Simon & Schuster para a Penguin Random House, filial da alemã Bertelsmann, por 2,18 bilhões de dólares, criando assim um novo gigante do setor.

A Simon & Schuster, que a ViacomCBS tentava vender há vários meses, possui mais de 30 selos e conta entre seus escritores com Stephen King e Doris Kearns Goodwin, enquanto a Penguin Random House publica autores como o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama ou John Grisham.

"É o resultado de uma venda por leilão altamente competitivo que despertou o interesse de compradores do mundo inteiro, refletindo a posição da Simon & Schuster como uma das marcas editoriais mais conhecidas do mundo", destacou a ViacomCBS em um comunicado.

A empresa americana, proprietária das redes de televisão CBS, MTV, Comedy Central, Nickelodeon e Showtime, assim como dos estúdios Paramount e Miramax, não considerava uma prioridade a editora e tenta vendê-la há meses.

A ViacomCBS pretende usar o dinheiro da operação para investir em suas prioridades estratégicas, como o streaming, pagar dividendos aos seus acionistas e reduzir seu passivo.

A transação será concluída em 2021, mas antes precisa da autorização das autoridades da concorrência.

jum/lo/mr/llu/aa