IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Congresso dos EUA votará nesta semana extensão orçamentária para evitar 'shutdown'

07/12/2020 21h18

Washington, 8 dez 2020 (AFP) - O Congresso dos Estados Unidos votará até esta sexta-feira uma lei para estender o orçamento em vigor por mais uma semana, a fim de evitar uma paralisação e ter mais tempo para negociar as contas de 2021, bem como as medidas previstas de ajuda econômica para neutralizar os efeitos da pandemia.

A atual lei orçamentária expira em 11 de dezembro. Se um acordo não for alcançado até esta data, o financiamento público atual pararia repentinamente, paralisando o governo, o chamado "shutdown".

Ao perceber que republicanos e democratas ainda estavam longe de chegar a um acordo sobre um orçamento completo, os líderes de ambos os partidos decidiram por uma semana extra de negociações.

"Estou desapontado por não termos chegado a um acordo sobre o financiamento do governo", escreveu o líder da maioria democrata na Câmara, Steny Hoyer. Ainda assim, ele programou uma votação na Câmara para quarta-feira sobre uma medida para estender o orçamento atual por uma semana "enquanto as negociações continuam".

O líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, anunciou que a Câmara Alta votaria a medida imediatamente "para que o governo não fique paralisado no dia 11 de dezembro e para que o trabalho [de negociações] continue até a semana que vem".

Ao mesmo tempo, as negociações sobre um plano de assistência econômica para combater os efeitos da pandemia da covid-19 continuam nos bastidores. Os chefes da Câmara e do Senado indicaram na semana passada que gostariam de vincular essas medidas ao orçamento de 2021.

Um grupo de senadores democratas e republicanos propôs um pacote de ajuda de 908 bilhões de dólares na semana passada e tem trabalhado em um projeto abrangente desde então.

elc/cjc/llu/rs/am