IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banco da Inglaterra alerta para "possíveis problemas" pós-Brexit nos serviços financeiros

11/12/2020 06h45

Londres, 11 dez 2020 (AFP) - O Banco da Inglaterra (BoE) afirmou nesta sexta-feira (11) que os bancos britânicos têm como resistir aos efeitos do Brexit e da pandemia de coronavírus, mas admitiu que podem acontecer "perturbações" dos serviços financeiros no período de transição.

O Comitê de Política Financeira (CPE) do BoE acredita que o sistema bancário do Reino Unido é capaz de enfrentar uma "ampla gama de possíveis cenários econômicos" e tem "a capacidade de seguir (emprestando) às empresas e famílias, inclusive se a economia sofrer uma deterioração significativa", de acordo com um relatório sobre a estabilidade do sistema financeiro.

Ao mesmo tempo, a instituição calcula que os "principais bancos britânicos são capazes de absorver perdas de 200 bilhões de libras" (219 bilhões de euros, 242 bilhões de dólares).

O Reino Unido é um dos países mais afetados pela pandemia de covid-19, com o maior número de mortes na Europa e uma contração econômica que deve superar 11% este ano, a pior crise em mais de 300 anos.

O país enfrenta um segundo choque com o Brexit ao final do período de transição, marcado para 31 de dezembro.

As negociações estão paradas e as autoridades britânicas e europeias temem que não conseguirão alcançar um acordo.

ved/etr/bl-pc