IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Falha técnica afeta serviços da Google no mundo

14/12/2020 15h13

Nova York, 14 dez 2020 (AFP) - Uma interrupção em massa afetou nesta segunda-feira (14), por pouco menos de uma hora, os serviços da Google como o Gmail e o YouTube em todo o mundo.

"Às 03:47 na costa oeste dos Estados Unidos (08h47 em Brasília), a Google enfrentou uma falha em seu sistema de identificação e autentificação por aproximadamente 45 minutos devido a um problema de cota no armazenamento interno", disse um porta-voz do grupo em uma mensagem transmitida à AFP.

"Os serviços que exigem identificação aos usuários para se conectar apresentaram altos índices de erro durante esse período", acrescentou.

O problema com o sistema de autentificação foi resolvido às 04:32 (09h32 em Brasília) e todos os serviços voltaram à normalidade.

"Pedimos desculpas a todos os que foram afetados e realizaremos um monitoramento exaustivo para garantir que este problema não se repita no futuro", disse o porta-voz.

A falha técnica começou a ser apontada por usuários de várias grandes regiões por volta das 08h50 (Brasília), segundo o site especializado Downdetector, enquanto as mensagens com a hashtag #GoogleDown (#GoogleCaiu) se multiplicavam nas redes sociais, principalmente no Twitter.

- Dependência dos serviços online -Essa queda, entretanto, não pareceu total, já que algumas pessoas conseguiam acessar certos serviços da Google, inclusive no momento mais crítico da falha.

Além de seu conhecido motor de buscas, a Google oferece uma variedade de funções, que vão desde a troca de mensagens até a troca de vídeos, passando por mapas, armazenamento de fotos ou documentos e até mesmo jogos.

Já onipresentes, essas ferramentas ganharam um peso maior na vida das pessoas desde o início da pandemia de coronavírus.

Muitos trabalhadores de todo o mundo passaram à modalidade do teletrabalho para evitar a propagação da covid-19, assim como boa parte dos estudantes passaram a ter aulas online.

Todos tornaram-se particularmente dependentes do bom desempenho dos serviços online e qualquer interrupção pode afetar o trabalho, impedir reuniões, atrasar as tarefas em desenvolvimento.

Essas falhas e interrupções dos serviços online, no entanto, não são incomuns.

A Amazon Web Services (AWS), filial da Amazon especializada na nuvem para empresas e particulares, teve uma falha técnica significativa em novembro.

Apesar de ter durado somente uma hora, a imprensa americana disse que afetou o metrô de Nova York, o serviço de transmissão de televisão Roku e os jornais The Wall Street Journal e The Washington Post.

lby-jub-jum/lo/etr/yow/dga/aa/mvv

GOOGLE

Twitter

AMAZON.COM