IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

La Bourse de New York a terminé en ordre dispersé, le Nasdaq affichant un nouveau record mercredi, après la réunion monétaire de la Banque centrale américaine (Fed), un indicateur décevant et l'espoir, encore, d'un accord sur un soutien à l'économie.

16/12/2020 19h25

Nova York, 16 dez 2020 (AFP) - A bolsa de Nova York fechou sem resultados definidos, com o Nasdaq batendo um novo recorde, após a reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central americano) e à espera das negociações no Congresso sobre um novo pacote de ajuda econômica para mitigar os efeitos da pandemia.

O índice principal Dow Jones perdeu 0,15%, fechando a 30.154,54 unidades, enquanto o Nasdaq, predominantemente tecnológico, subiu 0,50%, alcançando 12.658,18 pontos, em mais um recorde registrado este ano.

O índice ampliado S&P 500 - das maiores 500 empresas cotadas - subiu 0,18%, a 3.701,17 unidades, a um ponto de seu máximo histórico.

Os mercados receberam favoravelmente a decisão do Fed (BC americano) de continuar com sua política de taxas baixas, embora não tenha modificado - ao contrário do que previam alguns analistas - seu programa de compra de ativos.

O presidente do Fed, Jerome Powell, voltou a indicar que a instituição continua "comprometida a utilizar todas as ferramentas à disposição para sustentar a economia em tempos difíceis", e disse mais uma vez que a evolução da economia "depende fortemente" do desenvolvimento da pandemia do novo coronavírus".

Ele acrescentou que a crise sanitária continuará pesando na atividade econômica e "apresenta riscos consideráveis no médio prazo".

O Fed vai manter suas taxas perto de zero para fomentar o consumo e o investimento até que a economia local se recupere da crise.

O presidente do Fed se referiu à demora do novo plano de ajuda econômica contra os efeitos da pandemia, debatido há meses pelos legisladores no Congresso, faltando poucos dias para expirarem, após o Natal, os últimos benefícios em curso para alguns desempregados.

"Os argumentos a favor" de um novo plano de ajuda "são muito sólidos", declarou Powell.

"Com a expiração dos subsídios por desemprego, a expiração das moratórias aos despejos, a propagação do vírus, tanto as famílias quanto as empresas precisam de um apoio" econômico, argumentou.

No Congresso, democratas e republicanos discutem atualmente um pacote de ajuda de 908 bilhões de dólares.

vmt/jul/etr/mr/llu/mvv

PFIZER

DoorDash

Airbnb

J.P. MORGAN CHASE & CO

Twitter

GOOGLE