IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Congresso dos EUA alcança acordo para plano de ajuda econômica (líder republicano)

20/12/2020 20h23

Washington, 20 dez 2020 (AFP) - Um acordo foi alcançado neste domingo no Congresso dos Estados Unidos entre democratas e republicanos para a votação de um novo plano de apoio à economia, em negociação desde o verão, anunciou o líder republicano do Senado, Mitch McConnell.

"Podemos finalmente dizer o que nossa nação precisa ouvir há muito tempo. Mais ajuda (econômica) está a caminho", disse ele ao Senado, aludindo a um plano de US$ 900 bilhões.

"Os quatro líderes do Senado e da Câmara (de Representantes) concluíram um acordo", acrescentou.

"Enquanto nossos cidadãos continuam a lutar contra o coronavírus nesta temporada de festas, eles não lutarão sozinhos", acrescentou, lamentando, no entanto, que esse acordo não tenha sido alcançado "meses atrás".

Diante de milhões de americanos que perderam o emprego e tantos outros que correm o risco de perder, "este programa irá renovar e estender uma série de importantes benefícios federais de desemprego que ajudaram as famílias a sobreviver", comentou.

McConnell finalmente disse que o texto deveria agora ser finalizado evitando "qualquer obstáculo de última hora" e cooperando "para aprovar esta legislação em ambas as câmaras".

A votação poderá acontecer já na segunda-feira.

Dt/bds/mr