IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Biden diz que pedirá ao Congresso novo plano de ajuda econômica

22/12/2020 18h39

Wilmington, Estados Unidos, 22 dez 2020 (AFP) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta terça-feira (22) que pedirá ao Congresso que aprove outro plano de ajuda econômica devido à covid-19 após assumir o cargo, em janeiro.

"O Congresso fez seu trabalho esta semana. E posso e devo pedir-lhes que o façam de novo no próximo ano", disse Biden em discurso antes das férias de Natal. Biden falou um dia depois de os legisladores aprovarem um pacote de ajuda de 900 bilhões de dólares, que impulsionará milhões de americanos e empresas afetadas pela pandemia.

O presidente eleito cumprimentou o Congresso por ter alcançado um compromisso bipartidário longamente aguardado. "Precisamos trabalhar de maneira bipartidária. Essa é a única forma de superarmos isto. Esse projeto de lei é apenas o primeiro passo. Há muito mais trabalho a fazer no começo do ano que vem. Vou apresentar ao Congresso meus planos para o que vem depois", declarou.

Biden citou a necessidade de mais recursos para a distribuição de vacinas, testes para a reabertura das escolas e apoio a todos, desde bombeiros e policiais até enfermeiros.

Ao se dirigir a "milhões de famílias afetadas que não conseguem pôr comida na mesa e pagar o aluguel ou a hipoteca", o presidente eleito afirmou que elas continuarão precisando de ajuda no ano que vem. "Uma coisa lhes prometo sobre minha liderança durante essa crise: falarei diretamente com vocês. Direi a vocês a verdade. Aqui está a simples verdade. Nossos dias mais sombrios na batalha contra a Covid-19 estão à nossa frente, não atrás de nós. Não haverá tempo a perder ao se dar os passos necessários para reverter esta crise."

sms/ec/dga/mps/mvv/lb