IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Matriz da Iberia compra Air Europa pela metade do preço previsto por pandemia

20/01/2021 17h14

Londres, 20 Jan 2021 (AFP) - A International Airlines Group (IAG), proprietária da Iberia, entre outras companhias aéreas, confirmou nesta quarta-feira (20) a aquisição da espanhola Air Europa, mas na metade do preço previsto, 500 milhões de euros, devido aos danos que a pandemia provocou no setor.

A IAG, que em novembro de 2019 havia acordado pagar 1 bilhão de euros (1,21 bilhão de dólares) pela companhia aérea, anunciou em um comunicado ter chegado a um acordo com seu atual proprietário, o grupo turístico espanhol Globalia, para reduzir o preço em 50%.

"IAG e Globalia anunciam hoje que emendaram o acordo original", afirmaram em um comunicado conjunto.

Além disso, a IAG, que vai comprar a Air Europa através da Iberia, não pagará nada até o final do sexto ano seguinte à data de aquisição, ou seja, 2027, afirmaram.

A pandemia de covid-19 fez derrubar a demanda por voos internacionais, deixando em solo aviões em todo o mundo e provocando perdas de milhares de postos de trabalho no âmbito de drásticas reestruturações.

Neste contexto, a Air Europa recebeu em novembro 475 milhões de euros em empréstimos do governo espanhol, que considera a companhia aérea, a segunda maior da Espanha depois da Iberia, como uma empresa "estratégica".

Com uma frota de 52 aeronaves, a Air Europa efetua voos nacionais, europeus e internacionais que incluem América Latina, Estados Unidos, Caribe e o norte da África.

A IAG - proprietária ainda da British Airways, Aer Lilngus e Vueling, entre outras - afirmou, sem dar mais detalhes, que o novo acordo com a Globalia está condicionado ao resultado das negociações em curso entre a Iberia e o governo espanhol sobre os termos não financeiros para ajudar a Air Europa.

O grupo assegura que espera concluir a aquisição no segundo semestre de 2021, lembrando que ainda não recebeu a luz verde da Comissão Europeia.

jbo-acc/mb/mvv

IAG - INTERNATIONAL CONSOLIDATED AIRLINES GROUP

LONDON STOCK EXCHANGE GROUP PLC