Indonésia apreende petroleiros panamenho e iraniano
Jacarta, 25 Jan 2021 (AFP) - As autoridades indonésias apreenderam, nesta segunda-feira (25), dois petroleiros, um iraniano e o outro panamenho, suspeitos de realizar uma transferência ilegal de petróleo nas águas da Indonésia.
O petroleiro de bandera iraniana "MT Horse battant" e o de bandeira panamenha "MT Freya" foram detectados no domingo na costa da província de Kalimantan e detidos depois de se recusarem a responder as chamadas de rádio, informou a agência de segurança marítima indonésia.
"Ontem confiscamos os dois petroleiros estrangeiros e continuamos nossa investigação", disse à AFP o porta-voz da agência, Wisnu Pramandita.
"A tripulação está sendo interrogada", acrescentou.
As tripulações dos dois navios são suspeitas de vários crimes, em particular de navegar sem as bandeiras erguidas, de apagar os sistemas de identificação para evitar serem detectados e ter transferido ilegalmente petróleo de um petroleiro para o outro.
O Irã foi acusado várias vezes de vendas clandestinas de petróleo para evitar as sanções americanas.
Em outubro passado, sob a presidência de Donald Trump, Estados Unidos impôs novas sanções contra o setor petroleiro iraniano depois de transações com vários países, entre eles Síria e Venezuela.
Estados Unidos e seus aliados querem bloquear as vendas de petróleo iraniano para diminuir as fontes de renda do Irã e reforçar a pressão econômica contra o país.
dsa/pb/axn/lgo/clp/zm/mar/aa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.