IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Janet Yellen é confirmada como a primeira mulher secretária do Tesouro

25/01/2021 20h37

Washington, 25 Jan 2021 (AFP) - Janet Yellen, ex-presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), foi confirmada nesta segunda-feira (25) pelo Senado para se tornar a primeira mulher secretária do Tesouro.

Yellen, de 74 anos e que também foi a primeira mulher a chefiar o Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca, desempenhará um papel-chave na elaboração da política econômica do presidente democrata Joe Biden em meio à pandemia de covid-19 que castiga os Estados Unidos.

"Enfrentamos grandes desafios como país neste momento. Para nos recuperarmos, devemos restaurar o sonho americano, uma sociedade em que cada pessoa possa desenvolver seu potencial e sonhar ainda mais alto para seus filhos", disse Yellen no Twitter, após a notícia de sua nomeação em novembro.

"Como secretária do Tesouro, trabalharei todos os dias para reconstruir este sonho para todos", prometeu na ocasião.

Esta destacada economista é o terceiro membro do gabinete de Biden que recebe luz verde do Senado, depois do secretário da Defesa, Lloyd Austin, primeiro afro-americano a chefiar o Pentágono, e de Avril Haines, diretora nacional de Inteligência.

hs-ad/rsr/mvv