Pandemia reduzirá PIB global em US$ 22 trilhões entre 2020 e 2025, diz FMI
Washington, 26 Jan 2021 (AFP) - A pandemia reduzirá em 22 trilhões de dólares o PIB global entre 2020 e 2025, afirmou em coletiva de imprensa a chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Gita Gopinath, nesta terça-feira (26).
Esta "perda acumulada" é em relação aos níveis do PIB projetados antes da crise econômica provocada pela covid-19, destacou Gopinath.
Na atualização de seu relatório sobre "Perspectivas Econômicas Mundiais" (WEO, nas siglas em inglês), o FMI estimou que em 2021 a economia global vai crescer 5,5%, o que representa uma melhora de 0,3 pp em relação aos cálculos realizados em outubro.
Os economistas projetaram que a contração da economia global em 2020 foi de 3,5%, longe das previsões mais sombrias feitas em junho de uma queda do PIB de 5,2% no ano passado.
"Embora o colapso estimado para 2020 seja menos extremo do que o que projetamos em outubro, essa crise ainda é a pior contração em tempos de paz desde a Grande Depressão", explicou Gopinath.
Para 2022, o FMI manteve seus cálculos de que a economia global crescerá 4,2%, mas a entidade alertou que esta previsão está marcada por uma "incerteza excepcional" e que a recuperação é "incompleta e desigual".
an/dga/aa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.